O E-mail Marketing é uma das principais ferramentas para chamar a atenção de seus clientes para promoções ou eventos de sua loja. Uma das principais dúvidas está em como não cair em SPAM, ou como fazer com que o e-mail gere um negócio ou venda. Então, fique atento a essas dicas e conquiste seus clientes!
O e-mail do cliente
A primeira coisa que temos que ter em mente, é que o cliente que se cadastrou para receber seu informativo, QUER ver seu conteúdo. Portanto, o ponto primordial para suas campanhas não irem direto para o lixo, é apenas enviar e-mails para clientes que se cadastraram.
Esse pensamento parece ser lógico, mas muitas empresas não o respeitam.
Não use de artimanhas para conseguir o e-mail do cliente. É comum alguns sites ou empresas incluírem o e-mail do cliente automaticamente no momento do cadastro.
Não há problema algum nisso, desde que isso tenha ficado muito claro ao cliente no momento do cadastro.
Lista de mailing compradas então nem pensar!
E-mails incorretos ou que retornam com erro
Hoje, a maioria das pessoas possuem um e-mail de um grande provedor, como Gmail, Hotmail, Yahoo, Terra, Uol, etc. Então, nada mais natural que sua base de mailing tenha vários assinantes utilizando alguns desses serviços.
Quando esses provedores de e-mails verificam que muitos e-mails estão sendo enviados para destinatários que não existem, eles entendem que isso pode ser um ataque de spam e tomam medidas para impedir esse tipo de ação. Ou eles bloquearão o seu domínio, ou o IP do seu servidor.
Uma vez bloqueado o IP do seu servidor, todos os domínios que utilizam o mesmo IP ficarão impedidos de enviar e-mails para qualquer destinatário do provedor.
Veja então que uma ação irresponsável poderá prejudicar várias outras empresas!
A mesma regra vale para quando seus destinatários setam sua mensagem como spam. Havendo uma grande quantidade de pessoas setando suas mensagens como spam, com certeza você será bloqueado pelo provedor.
Criando sua mensagem
Você conseguiu captar os e-mails de seus clientes de forma responsável e agora está na hora criar sua campanha de E-mail Marketing!
Seu e-mail deve ser criativo e objetivo. Evite textos muito longos e cansativos. Lembre-se que você está querendo atrair a atenção de seu cliente de volta para o site, onde aí sim irá gerar negócio. Para isso, abuse da parte visual. Nosso cérebro processa imagens bem melhor que textos. As imagens irão agir em nosso lado emotivo, enquanto textos em nosso lado racional. Tenha em mente que todo negócio começa sempre por um impulso emotivo!